Adotar práticas mais sustentáveis envolve tomar decisões e
implementar ações que minimizem os impactos no meio ambiente. Atualmente, ser um negócio
eco-friendly está se tornando cada vez mais vantajoso, uma vez que há uma necessidade cada vez maior de
reduzir o desperdício e aumentar a conscientização sobre a importância da sustentabilidade.
De acordo com
Mislene Lima, líder de vendas do Grupo Simão, ser sustentável é uma questão de fazer
escolhas conscientes. Ela destaca exemplos de como a preferência por fornecedores que adotam práticas de agricultura orgânica e o uso de acessórios
eco-friendly no ambiente do restaurante são vantajosos para o negócio. Na Europa, observa-se um movimento crescente de incentivo a consumidores trazerem seus próprios recipientes para não gerar lixo, especialmente em cafeterias, visando economia e sustentabilidade.
Lidiane Bastos, CEO do Grupo Simão, sugere que empreendimentos locais poderiam adotar medidas semelhantes, oferecendo descontos ou programas de fidelidade para clientes que adotam práticas sustentáveis.
Para as executivas, ser sustentável começa com
pequenas ações, como a
redução do desperdício alimentar e o uso de
utensílios biodegradáveis ou recicláveis, além do uso de materiais sustentáveis em utensílios e embalagens e da conscientização sobre a importância da
coleta seletiva de lixo, algo ainda não praticado pela maioria da população.
Outro fator importante para a diminuição de desperdício e economia, é a
priorização de ingredientes locais e sazonais. A escolha por
embalagens e utensílios recicláveis também deve ser levada em consideração. Essas medidas não apenas contribuem para a preservação do meio ambiente, mas também podem gerar benefícios econômicos e fortalecer a imagem do negócio perante os clientes cada vez mais preocupados com a
preservação do planeta.