Continua após publicidade

Zaha Hadid Architects assina projeto inspirado em gotas

A construção fará parte do setor planejado de Aljada, na cidade Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos

Por Fernanda Drumond
16 mar 2018, 14h07
(Zaha Hadid Architects/CASACOR)

O escritório de Zaha Hadid ganhou uma competição internacional para projetar o prédio do Central Hub para Aljada, uma espécie de bairro planejado na cidade Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos. O projeto do Zaha Hadid Architects (ZHA) busca concretizar o momento em que as gotas de água que atingem a superfície terrestre. Este conceito manifesta-se através de uma série de edifícios elípticos, esculpidos para canalizar os ventos predominantes durante os quentes verões dos Emirados Árabes Unidos. Os espelhos d’água serão inundados com água reaproveitada que também irrigará a vegetação nativa.

O Hub de 170.000 m² será a peça central para o plano-piloto que possui um orçamento USD 6,5 bilhões. Situado no coração de Sharjah, o projeto busca adotar uma abordagem centrada no ser humano, priorizando espaços para caminhar e o verde. O Hub responde a essa aspiração, integrando uma área para esportes de aventura, um mercado de alimentos caseiros e espaços de eventos ao ar livre.

“O escritório Zaha Hadid Architects é mundialmente conhecido pelo design urbano voltado para o futuro e para a transformação. Embora todas as empresas deste concurso de design ofereçam projetos incríveis, a abordagem de design integrado do Zaha Hadid Architects combinou com nossa visão para o Central Hub da Aljada como um destino interconectado,” comentou SE Sheikh Sultan bin Ahmed Al Qasimi, presidente da ARADA. O desenvolvimento da Aljada será entregue em fases, a partir de 2019, com todo o projeto concluído até 2025.
Publicidade