Continua após publicidade

Você sabe para onde vão os resíduos da CASACOR São Paulo?

O relatório de sustentabilidade de 2016 apresenta o caminho que os refugos gerados pela mostra percorrem até ganharem uma nova vida

Por Victor Lessa
Atualizado em 30 Maio 2017, 15h15 - Publicado em 26 abr 2017, 18h28
Casa de papelão projetada pelo estúdio de design holandês Fiction Factory (Divulgação/CASACOR)

Em 2016, a CASACOR São Paulo gerou 2.141,32 toneladas de resíduos. Desse total, 90% foram reaproveitados, ou seja, reciclados, reutilizados ou doados, e apenas 10% foram descartados em aterro*. Esse reaproveitamento é equivalente a todo o resíduo gerado pelo município de Curitiba por um dia. Para minimizar os impactos gerados a partir dos resíduos, foram realizadas iniciativas em todas as fases do evento. Confira abaixo:

Montagem: criação de zonas de triagem e disponibilização de caçambas para todos os resíduos gerados, instalação de lava-pincéis para diminuição de desperdício e incentivo à utilização de tintas à base de água;

Evento: triagem dos resíduos em três categorias: orgânicos, recicláveis e rejeitos;

Desmontagem: por meio da triagem e do mapeamento das melhores destinações para cada tipo de resíduo, a matéria orgânica gerada pelas composteiras durante o evento foi utilizada para adubar o solo onde estavam as construções.

Resíduos gerados pela CASACOR São Paulo em 2016 (Divulgação/CASACOR)

Foram recolhidas 11,9 toneladas de resíduos, como móveis, pisos, telhas, espelhos, vasos sanitários, mudas de plantas e tecidos, além de outros tipos de material. Tudo isso foi doado para diversas organizações, entre elas:

Cooperativa Catadores – Cooperação;

Igreja Comunidade Evangélica Plena Adoração;

Associação Beneficente Comunidade de Amor Rainha Paz;

Cooperativa de Catadores Nova Fênix.

Continua após a publicidade

Vale ressaltar que as doações foram realizadas com base nas Políticas de Doação e Anticorrupção do Grupo Abril.

*Essas informações foram publicadas no Relatório de Sustentabilidade 2016 da CASA COR São Paulo. A versão completa, você pode conferir aqui.

 

Publicidade