Premiação aconteceu na última terça (15) e valorizou a originalidade, criatividade e aproveitamento do espaço de cada um dos projetos. Confira os vencedores
Atualizado em 20 ago 2024, 15:42 - Publicado em 20 ago 2024, 13:01
Os vencedores do 27º Prêmio Deca.(Rafael Renzo/)
01/07 - O escritório<strong> NJ + Arquitetura </strong>venceram na categoria <strong>Cozinha CASACOR</strong> com o projeto Casa Ñe’é, que mescla as tendências do design internacional à essência brasileira. Ao projeto, o time de arquitetos acrescentou sua proximidade com as artes visuais e sua paixão por espaços funcionais, pelas tradições e materiais do Brasil. (Divulgação)
02/07 - A arquiteta <strong>Aline Borges</strong> foi vencedora na categoria <strong>Banheiro CASACOR</strong> com o projeto Memórias, que referencia seu lar de origem, Minas Gerais, através do design. Paredes de taipa de pilão e adobe, cantar de pássaros, vegetação caatinga, o livro "O Grande Sertão Veredas"... Em cada detalhe do ambiente há algo de Aline, da sua história e vida em movimento. (Divulgação)
03/07 - <strong>Kesley Santiago</strong> foi vencedora na categoria <strong>Ambientes para Viver Bem</strong>, com o Banheiro Origem, que faz referência ao primeiro abrigo do homem e à intrínseca conexão com a natureza. A proposta não apenas homenageia a origem da vida humana, mas também aponta para um futuro onde a sustentabilidade e a conexão com a natureza são fundamentais. (Divulgação)
04/07 - <strong>Denis Joelsons</strong> venceu na categoria <strong>Cozinha Residencial</strong>, com o projeto Cozinha Casa dos Terraços, que pensa a cozinha como um espaço de convivência. Nele, o piso tem um tom escuro que remete à terra, as paredes são pintadas em um vermelho terroso que contrasta com o verde do bosque. À medida que se afasta do solo, a casa fica mais luminosa, culminando na membrana translúcida de vidro aramado que marca a sua fachada de acesso. (Divulgação)
05/07 - <strong>Evandro Melato e Pabrício Amaral</strong> foram os vencedores na categoria <strong>Banheiro Residencial</strong>, com o projeto O Banho de Tuia, que reforça a ideia de que somos a própria natureza. Assim, o projeto flutua sobre um lago e encontra abrigo na densa Mata Atlântica. O moderno volume arquitetônico, instalado sobre a ponte, resgata as memórias das tradicionais tuias, nome dado no interior de Minas Gerais aos espaços dedicados ao armazenamento de alimentos. Nos dois banheiros e nas bancadas, produtos Deca reforçam a preocupação do projeto com escolhas pioneiras em sustentabilidade. (Divulgação)
06/07 - <strong>Danielle Bellini</strong> foi vencedora na categoria <strong>Corporativo</strong>. Seu projeto Geométrico para “centro infantil” usa a arquitetura como ferramenta de ensino através de um lúdico jogo de figuras. A bancada em pedra sabão, na cor cinza, foi desenhada de forma assimétrica para atender todas as idades das crianças de uma escola. A arquiteta utilizou quatro cubas redondas, com a torneira de bica alta Decamatic Eco 1175C de fechamento automático, cujo formato acompanha o desenho dos espelhos. (Divulgação)
07/07 - <strong>Giuliano Marchiorato</strong> venceu na categoria <strong>Produto</strong>, com o projeto Mictório Nºum, que traz uma proposta de design puro e minimalista, com propósito, privilegiando a privacidade e o bem-estar. Entre forma e função, o projeto nasceu de um desenho formal em ângulo, a fim de possibilitar privacidade sem a necessidade de um anteparo, ou seja, o próprio objeto protege o usuário. A inspiração foi nos fortes traços geométricos presentes no modernismo brasileiro. (Divulgação)