Dia do Design: relembre peças de renomados designers na CASACOR 2018
Selecionamos alguns objetos que decoraram as mostras ao longo deste ano e fizemos ainda um breve perfil sobre cada um:
Por Evelyn Nogueira
Atualizado em 17 fev 2020, 16:47 - Publicado em 05 nov 2018, 17:16
03 min de leitura
O Living, da CASACOR Espírito Santo, projeto de Kássio Fontoura e Marcela Grasseli, utiliza a Poltrona Helena no estar.(Divulgação/)
Para nós da CASACOR, o dia 5 de novembro é muito especial. Hoje, comemora-se o dia do designer, instituído oficialmente em outubro de 1998. O motivo do dia 5 se deve à data de nascimento de Aloísio Magalhães, um dos mais importantes nomes do design brasileiro. Nossas mostras, ao redor do Brasil e do mundo, não seriam tão bonitas se não fosse pelo trabalho destes profissionais, que se dedicam a criar peças únicas e icônicas. Abaixo, separamos algumas delas – e contamos um pouco mais sobre cada um desses designers.
Jader Almeida
Formado em arquitetura, Jader é conhecido por seu característico trabalho, que une a criatividade ao industrial, criando peças únicas. Com 14 anos de carreira, o profissional já assinou mais de 300 designs e reúne uma série de prêmios nacionais e internacionais. Jader é um dos principais responsáveis pelo destaque do design nacional no mercado. Neste ano, suas peças apareceram em diversos ambientes da CASACOR pelo Brasil, na galeria abaixo, selecionamos algumas delas.
01/02 - Jader Almeida (Reprodução)
02/02 - Na Consultório da Psicanálise, de Isabella Lucena e Paula Gusmão, na CASACOR Rio de Janeiro 2018, a Luminária Mush compõe a decoração da bay window. (André Nazareth)
Zanini de Zanine
Filho do arquiteto e designer José Zanine Caldas, Zanini de Zanine carrega mais do que o sobrenome de seu pai: o talento percorre suas veias da mesma forma. Criado para ser um designer de móveis, tem seu ateliê próprio, produzindo móveis e esculturas feitas com madeiras exóticas, muitas vezes recuperadas do trabalho arquitetônico do pai. Formado em desenho industrial, o profissional também tem uma extensa lista de prêmios nacionais e internacionais. A CASACOR não poderia deixar peças tão icônicas de lado. Confira-as, na galeria abaixo.
01/02 - Sergio Rodrigues (Divulgação)
02/02 - Na Sala da Família, de Ney Filho, na CASACOR Ceará, a Poltrona Mole está presente. (Esdras Guimarães/Victor Eleutério)
Jorge Zalszupin
Nascido na Polônia, deixou seu país devido à destruição que a guerra causou. Refugiou-se na Romênia e, por lá, conquistou seu diploma em arquitetura. Zalszupin visitou o Brasil a fim de conhecer a arquitetura local, mas ficou após receber uma proposta de emprego. Em 1953, conquistou a cidadania brasileira e resolveu seguir a carreira solo. Sete anos depois, criou a Poltrona Dinamarquesa, um clássico, como a Cadeira Cubo. Na década de 1960, o mobiliário assinado marcava presença em quase todos os prédios públicos de Brasília. Assim como marcou na CASACOR:
01/02 - Jorge Zalszupin (Divulgação)
02/02 - Na CASACOR Goiás, o Living 5, de Ana Paula Castro e Sanderson Porto, a mesa de centro Pétala compõe o mobiliário. (Divulgação)
Irmãos Campana
Uma senhora referência quando falamos sobre design brasileiro. Os trabalhos dos Irmãos Campana envolvem uma temática que discute questões do cotidiano e se afastam de tendências estrangeiras. Fernando e Humberto colocaram o Brasil no mapa do design mundial como referência em sustentabilidade: a coleção Desconfortáveis, apesar de não terem feito muito sucesso, solidificaram a carreira da dupla nacional e internacionalmente. Finalmente, em 1990, a mostra no Museu de Arte Moderna de Nova York prestigiou o trabalho dos dois. Na CASACOR, os irmãos foram lembrados.
01/02 - Humberto e Fernando Campana (Divulgação)
02/02 - Alessandro Cavalcanti e Ricardo Makhoul apostaram na Poltrona Estrela, para mobiliar a Varanda da CASACOR Paraná. (Divulgação)