Continua após publicidade

CASACOR SC: transitoriedade e cinesia guiam Marcelo Salum na Sala Kidron

O conceito de arquitetura nômade é interpretado pelo profissional, que também homenageia o fluxo das dunas dos desertos

Por Evelyn Nogueira
Atualizado em 17 fev 2020, 16h49 - Publicado em 16 out 2018, 16h28
(Mariana Boro/CASACOR)

A CASACOR Santa Catarina 2018, que ocorre até 25 de novembro, é composta por 25 ambientes assinados por 40 profissionais. Entre eles, está a Sala Kidron, de Marcelo Salum, que assinou também o Loft Alguma Coisa Acontece no Meu Coração, na mostra paulistana.

(Mariana Boro/CASACOR)

Em Florianópolis, Salum explora o conceito nômade no ambiente de 60 m², através do movimento da deslocação. “Esse conceito vem da própria palavra nômade que significa que o personagem não tem morada fixa e se desloca constantemente de lugar. Faço analogia com a própria natureza humana que está sempre em movimento, expandindo e retraindo. Trazendo essa denominação para a arquitetura podemos dizer que, o que é sólido se desfaz no ar, se transforma em outro lugar”, explica.

O fluxo eterno das dunas do deserto são homenageadas no local. Pedras ornamentais – preciosas e semipreciosas, no tom bege – cobre as paredes e o teto. O piso, de pedra limestone, relembra a areia e reforça ainda mais transitoriedade.

Continua após a publicidade
(Mariana Boro/CASACOR)

Projetado para um médico terapeuta, que recebe amigos e pacientes, o espaço é intimista e acolhedor. Obras de arte de Juliano Aguiar, Walmor Corrêa, Yuri Seródio, Lilian Mansur, Maria Helena Ferraz e Renato Dib estão expostas nas paredes. Esculturas de Sara Ramos, livros e objetos pontuais de decoração também marcam presença e são evidenciados através da iluminação indireta.

(Mariana Boro/CASACOR)

O tema nômade inspirou também a criação de peças que são lançadas no espaço, de Frederico Cruz em parceria com o estúdio Fresa. O sofá, um par de poltronas, mesas e uma chaise longue são alguns dos exemplos. Peças assinadas por Aristeu Pires, Lattoog e Moooi também estão na sala.

Continua após a publicidade
(Mariana Boro/CASACOR)

SERVIÇO CASACOR SANTA CATARINA FLORIANÓPOLIS 2018

QUANDO?

De 14 de outubro a 25 de novembro de 2018

Continua após a publicidade

De terça a sexta, das 15h às 21h

Sábados e feriados, das 13h às 21h

Domingos das 13h às 19h

ONDE?

Casarão do Caminho dos Açores – Caminho dos Açores, 1410 – Bairro Santo Antônio de Lisboa

QUANTO?

Entrada inteira: R$40

Meia entrada: R

Continua após a publicidade

Passaporte: R$100

Clique aqui e adquira já o seu ingresso!

Publicidade