A
CASACOR Rio Grande do Sul está apoiando um coletivo de arquitetos gaúchos que organizou uma força tarefa para construir espaços temporários e definitivos de descompressão e convivência para profissionais da saúde de hospitais de Porto Alegre e região metropolitana. O grupo, que tem como idealizadora e diretora a arquiteta
Daniela Giffoni,
tem como objetivo oferecer melhor qualidade de vida para aqueles que estão trabalhando no combate à Covid-19. Dentre os primeiros hospitais a receber a ajuda do grupo estão: Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, Hospital Porto Alegre e o Hospital Geral de Novo Hamburgo.
Dezenas de arquitetos atuantes no mercado gaúcho estão envolvidos nas equipes do projeto. Dentre eles, as profissionais do elenco 2020 da
CASACOR Rio Grande do Sul: Érika Listo, Joana Deicke, Luciana Pestana, Rogério Pandolfo,
Sabrina Sbardelotto e a própria curadora do evento, Aclaene de Mello. Érika, que é mentora de um dos grupos de trabalho, ressalta: “O arquiteto tem uma função social importantíssima. Precisamos agora, mais do que nunca, sermos humanos e generosos".
No dia 2 de abril, foi entregue o primeiro projeto, para o Hospital de Clínicas de Porto Alegre com 370 m². Os arquitetos aproveitaram a estrutura do novo prédio do hospital para adaptar algumas áreas. A metragem foi dividida em alguns setores e contará com dormitórios, áreas de descompressão, vestiários, copa, salas de paramentação e salas privadas. Tudo com design disruptivo a conceitos hospitalares, com poltronas, pufes e pitadas de cores quentes para dar vida aos ambientes.
Diversas empresas fornecedoras de produtos do segmento já aderiram à causa com doações, mas o grupo está em busca de novos apoiadores. Para ajudar, uma "vaquinha" online foi iniciada para arrecadar recursos. Da meta de arrecadar R$ 60mil, já foi arrecadado mais de R$ 20mil.
Contribua!