Continua após publicidade

CASACOR Minas 2017 começa a revitalização do casarão sede

Confira tudo que está sendo feito para preservar as características originais do edifício

Por Redação
Atualizado em 5 set 2017, 16h43 - Publicado em 10 jul 2017, 18h16
(Jomar Bragança/CASACOR)

Localizado em uma das ruas mais bonitas de Belo Horizonte, o casarão que vai receber a CASACOR Minas Gerais deste ano começa a passar por restauros que irão valorizar e destacar ainda mais a sua vistosa arquitetura, hoje agredida e danificada pelo tempo e pela falta de manutenção.

Porém, por se tratar de um imóvel tombado, é imprescindível que as reformas respeitem sua história. Detalhes, acabamentos e construções originais, segundo diretrizes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), não podem sofrer nenhum tipo de modificação. Confira tudo que está sendo feito para preservar as características originais do edifício. 

Pisos das áreas externas e internas

Alguns pisos do edifício sofreram muitas alterações desde sua construção. Na parte externa do casarão, foram preservadas as formas originais da calçada portuguesa e das pedras que formam a escadaria principal. Já os pisos não originais da varanda de entrada, que podem ser modificados, serão trocados por réplicas de ladrilhos hidráulicos.

Os revestimentos internos, a maioria de madeira, passarão por processos de revitalização, que consistem em uma técnica inicial de raspagem da madeira, para remover o acúmulo de sujeiras e igualar a superfície, seguido de uma mão de verniz, aplicada com o objetivo de ressaltar a cor original do chão.

Continua após a publicidade
(Jomar Bragança)

Paisagismo

A área externa da casa ganhará um novo jardim que levará em conta o estilo arquitetônico do imóvel, o clima de Belo Horizonte, a disponibilidade hídrica do casarão e as últimas tendências em paisagismo.

(Jomar Bragança/CASACOR)
(Jomar Bragança/CASACOR)

Vagões de madeira

Os vagões que ficam do lado externo do edifício também serão expostos totalmente recuperados. Todas as suas características originais, tanto internas, quanto externas, serão mantidas e um deles fará parte do ambiente assinado pela arquiteta Gislene Lopes.

Pichações

A paredes externas do imóvel e as locomotivas passaram por diversas intervenções ao longo dos anos. Toda pintura que não é original será apagada por uma equipe capacitada e especializada neste tipo de remoção.

Banheiros

Para atender confortavelmente a todos os visitantes e também aqueles que visitarão o imóvel mesmo quando a CASACOR não estiver mais presente no casarão, algumas obrigatoriedades foram estabelecidas, entre elas a reforma integral dos banheiros. O projeto está sendo desenvolvido por Edwiges Leal e Eduardo Beggiato.

Pintura interna

Todos as paredes dos aproximadamente 3.250 m² do casarão receberão novas cores seguindo as diretrizes de restauro. Algumas paredes não serão pintadas propositalmente, com o intuito de exibir as marcas do tempo para o público.

Continua após a publicidade
(Jomar Bragança/CASACOR)

Escadaria de entrada

A escadaria principal que oferece acesso ao casarão possui piso em pedra natural da época da sua construção. As pedras serão polidas, para ficar com o mesmo aspecto de quando foram instaladas. Atualmente, o guarda-corpo com balaustre apresenta falhas e pedaços incompletos. Ele também será recuperado. A parte de cima do guarda-corpo que é de mármore, vai passar por um processo para recuperar sua tonalidade original; algumas partes que estão quebradas serão reconstruídas.

(Jomar Bragança/CASACOR)

O edifício da Rua Sapucaí foi reconhecido como patrimônio cultural pelo município de Belo Horizonte, em 1996, e estadual, em 1988, como parte do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da praça da Estação.

Continua após a publicidade

Fonte: Casa Cult Minas

SERVIÇO CASACOR MINAS 2017

QUANDO?

De 12 de agosto a 24 de setembro de 2017

Continua após a publicidade

ONDE?

Rua Sapucaí, 383 – Belo Horizonte – MG

 

 

Publicidade