Artboard Created with Sketch.

Irmãos Campana e Antonio Marras fomentam trabalho de artesãs

A exposição Retratos Iluminados, foi apresentada primeiro em Milão, com o título Bandidos Iluminados, e agora chega ao Rio de Janeiro

A exposição Bandidos Iluminados é o resultado da parceria entre os irmãos Campana com o italiano Antonio Marras e o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), que conecta bordadeiras das comunidades de Sítios Novos, em Sergipe, e Entremontes, em Alagoas. Os trabalhos foram apresentados em Milão, durante o Salão do Móvel  e serão expostos na mostra Retratos Iluminados, agora com imagens das 35 artesãs que criaram as peças, no recém-aberto Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro.

As comunidades receberam os designers entre janeiro e julho de 2015. A ideia de confeccionar grandes bordados com os pontos em cruz e redendê, que elas usam tradicionalmente em retratos, partiu dos Campana. “Quisemos colocar as bordadeiras como protagonistas e que elas mostrassem os seus rostos, como um ato afirmativo”, conta Humberto.

“Em vez dos temas tradicionais, propusemos essa mudança, como um gesto de liberdade, como que dizendo que é possível sair do habitual. E, além disso, o bordado ganhou uma terceira dimensão”, revela Fernando.

Além das imagens das 35 artesãs, há um retrato de Humberto e um de Fernando. “A ideia de suspender os bordados também remete à ideia da paisagem humana que conhecemos na região do São Francisco e ao céu do interior”, diz Humberto.

A mostra estará em cartaz de 2 de junho a 3 de setembro, no CRAB (Praça Tiradentes, 71 – Centro).

Confira, acima, as fotos da primeira exposição, que rolou no Salão do Móvel em Milão, este ano!

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s