Flos e Patricia Urquiola unem natureza e mecânica na luminária Almendra
Como uma metáfora para a amêndoa, da qual deriva seu nome, o produto suspenso é caracterizado por suas duas cascas que atuam como difusores
Por Redação
Atualizado em 16 nov 2022, 12:02 - Publicado em 17 nov 2022, 14:00
05 min de leitura
(Divulgação/)
(Divulgação / CASACOR)
Delicada como um galho de árvore, a luminária Almendra – que significa "amêndoa" em espanhol – de Patricia Urquiola floresce para a Flos. Seu sistema de iluminação é, na visão da designer, como um módulo que incorpora a união entre natureza e tecnologia.
(Divulgação / CASACOR)
Como uma metáfora para o fruto, da qual deriva seu nome, o produto suspenso é caracterizado por suas duas cascas que atuam como difusores, presas diretamente à sua estrutura ramificada. A composição orgânica e funcional da luz evoca uma atmosfera de calor doméstico à medida que flutua sobre a sala.
(Divulgação / CASACOR)
O design é modular, personalizável e extensível, adaptado para ambientes que capturam as necessidades contemporâneas de vida e hospitalidade.
(Divulgação / CASACOR)
A ideia era criar um sistema de iluminação que proporciona uma luz funcional, eficiente e ao mesmo temposuave. Os curadores de design da Flos, Fabio Calvi e Paolo Brambilla, pediram a Urquiola que optasse por uma paleta de cores baseada em sua personalidade – uma abordagem que a marca planeja desde 2019.
(Divulgação / CASACOR)
O resultado final é uma seleção de tons derivados diretamente do que inspirou a luminária: a amêndoa. Verde metálico misturado com azul para a árvore, off-white para as flores e ocre para os galhos e as conchas. O módulo foi criado para reduzir ao mínimo o impacto ambiental, reforçando a produção sustentável da Flos a partir da escolha dos materiais que compõem o design. Fonte: Designboom