Quartos pequenos: confira 10 dicas para organizar o ambiente com charme

Veja uma seleção de ideias que incluem soluções de marcenaria, layout e objetos que facilitam a vida em espaços compactos

Por Nádia Simonelli
21 Maio 2024, 12h53

Mesmo com metragem compacta, os quartos podem ser confortáveis e bonitos com um bom planejamento do espaço e organização. Mas não pense que para aproveitar melhor cada centímetro é preciso preencher todo o ambiente com móveis. Isso, certamente, vai criar uma atmosfera pesada e pouco relaxante.

Então, em vez disso, que tal apostar em soluções de armazenamento inteligentes, prateleiras e peças de linhas finas e minimalistas? Veja, abaixo, como quartos pequenos podem ter espaço para tudo o que você precisa.

1. Cama com gaveta

Veja uma seleção de ideias para organizar e decorar quartos pequenos
Cores claras e móveis multiuso ajudam a organizar o ambiente. (Stan Koolen/ Vtwonen/CASACOR)

Uma solução interessante para decorar um quarto pequeno é escolher móveis multiuso. As camas com gavetas na parte de baixo são um bom exemplo. Nesse tipo de móvel é possível aproveitar um espaço que, muitas vezes, é desperdiçado. Aproveite os gavetões para armazenar jogos de lençol, cobertores e edredons. Caso a sua cama seja do tipo box, escolha um modelo com baú.

2. Iluminação precisa

Quarto assinado pela designer de interiores francesa Marianne Evennou
Quarto assinado pela designer de interiores francesa Marianne Evennou. (Grégory Timsit/CASACOR)

Neste quarto compacto, projetado pela designer francesa Marianne Evennou, as luminárias de cabeceiras foram instaladas diretamente na parede atrás da cama para liberar espaço no piso e deixar a decoração mais fluida. O tom claro de azul também ajudou a criar um clima de descanso no ambiente.

3. Armário minimalista

Projeto da arquiteta Bianca da Hora
Projeto da arquiteta Bianca da Hora. (Luiza Schreier/CASACOR)

A arquiteta Bianca da Hora desenhou um guarda-roupa aberto para este quarto compacto, com cabideiros e prateleiras. Na parte de baixo, a profissional incluiu um gaveteiro flutuante. As peças de marcenaria garantem espaço para armazenamento e um visual leve e elegante ao espaço, decorado com cores claras.

3. Penteadeira no guarda-roupa

Quarto assinado pela arquiteta Gabriela Ikeda
Quarto assinado pela arquiteta Gabriela Ikeda. (Luiza Schreier/CASACOR)

Quem disse que quarto pequeno não pode ter penteadeira? A arquiteta Gabriela Ikeda inovou neste projeto e aproveitou um dos nichos do guarda-roupa antigo para criar um espaço reservado para as maquiagens e acessórios da moradora. Gavetas, espelho e uma bela cadeira com palhinha compõem a proposta.

5. Acerte a posição da cama

Neste quarto pequeno, a cama ocupa toda a largura do ambiente
Neste quarto pequeno, a cama ocupa toda a largura do ambiente. (Mattias Lantto/ Historiska Hem/CASACOR)

Neste quarto estreito, a cama foi posicionada de uma maneira pouco usual, ocupando toda a largura do ambiente. Dessa forma, quem se deita pode apreciar a vista e a luminosidade natural que entra pela janela. Outros detalhes interessantes que ajudam a otimizar o espaço é a prateleira acima da cabeceira e o cesto usado como apoio.

6. Cama multiuso

Projeto da arquiteta Manoela Fleck
Projeto da arquiteta Manoela Fleck. (Raiana Medina/CASACOR)

Neste quarto, a arquiteta Manoela Fleck encaixou muitos espaços e funções em uma decoração leve e fluida. Embaixo da cama, ela desenhou um nicho alongado, onde os moradores podem guardar os calçados mais usados no dia a dia. Na lateral, uma pequena mesa, com prateleiras na parte superior da parede compõem um home office, complementado por uma luminária pendente que desce do teto.

7. Apoio compacto

Quarto com projeto da arquiteta Ana Neri
Quarto com projeto da arquiteta Ana Neri. (André Nazareth/CASACOR)

Para liberar espaço no piso e não prejudicar a circulação neste quarto de metragem compacta, a arquiteta Ana Neri criou uma mesa de apoio com uma pequena prateleira instalada diretamente na parede, acompanhada de uma luminária. A pintura bicolor, com um tom de azul em destaque deixou o décor ainda mais charmoso.

8. Quarto compacto com escrivaninha

Quarto compacto com escrivaninha
Quarto compacto com escrivaninha. (divulgação/ Finn/CASACOR)

Uma marcenaria bem planejada resolveu o pequeno layout deste quarto e atendeu às demandas de ter um espaço para dormir e outro para trabalhar. Em formato de L, a peça ocupa um dos cantos do ambiente com uma cama de solteiro e segue como uma escrivaninha perto da janela. Ganchos ajudam a organizar o espaço e peças de design minimalista completam a decoração.

9. Armários superiores

Quarto com projeto do escritório UP3 Arquitetura
Quarto com projeto do escritório UP3 Arquitetura. (Juliano Colodeti/CASACOR)

Assinado pelo escritório UP3 Arquitetura, este quarto compacto ganhou mais espaço de armazenamento com armários embutidos na parte mais alta da parede atrás da cama. Para deixar o visual leve, os arquitetos escolheram um tom de cinza claro para a marcenaria e criou um desenho simples, sem muitos detalhes.

10. Aposte em prateleiras

Prateleiras ajudam a organizar ambientes pequenos
Prateleiras ajudam a organizar ambientes pequenos (divulgação/ Melanie Jade Design/CASACOR)

O dono deste quarto compacto tem muitos livros e queria viver na companhia deles. Para isso, apostou em prateleiras na parte mais alta das paredes ao redor da cama para acomodá-los. Repare, que há um bom espaço entre a cama e a estante para não evitar uma sensação de sufocamento. Outro truque para deixar o ambiente organizado são as gavetas da parte debaixo da cama.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade