Materiais nobres e paleta atemporal marcam este apartamento de 280 m²
Camila Simablista e Paula Wetzel, do Studio 021 Arquitetura, assinam o projeto com vista para o mar do Rio de Janeiro
Por Nádia Sayuri Kaku
Atualizado em 12 dez 2023, 18:01 - Publicado em 18 dez 2023, 15:00
05 min de leitura
(Juliano Colodeti, do MCA Estudio/)
Em busca de mais conforto para a família, um casal com dois filhos comprou este apartamento de 280 m², no mesmo condomínio onde já morava, na Barra da Tijuca (RJ). Em seguida, encomendou um projeto de reforma completa às arquitetas Camila Simablista e Paula Wetzel, do Studio 021 Arquitetura e elenco da CASACOR Rio de Janeiro.
(Juliano Colodeti, do MCA Estudio / CASACOR)
Originalmente, o apartamento tinha quatro quartos, sendo duas suítes. As arquitetas eliminaram um dormitório para criar um closet tanto na suíte master como na suíte da filha e aumentaram o quarto do filho, atendendo assim às principais solicitações dos clientes no projeto.
(Juliano Colodeti, do MCA Estudio / CASACOR)
Além disso, uma pequena área foi “roubada” do banheiro de uma das suítes para transformá-la na atual despensa da cozinha e, por fim, no local onde ficava o equipamento do antigo ar-condicionado central, foi projetado um louceiro, já na circulação íntima.
(Juliano Colodeti, do MCA Estudio / CASACOR)
“Sem remover as esquadrias, fechamos a varanda com cortinas de vidro para que pudesse ser climatizada e nivelamos o piso com o da sala para ampliar a área social, quando necessário. Outro destaque no espaço é adega, com capacidade para 150 garrafas”, diz Camila.
Na decoração, as arquitetas usaram materiais nobres para compor uma base neutra e atemporal, a exemplo do piso de mármore Travertino Navona estucado, em tom areia. A proximidade do mar também pautou algumas escolhas, com destaque para os painéis venezianos brancos, com aletas articuláveis que, por serem deslizantes, permitem isolar a sala de TV do restante da área social, ao mesmo tempo que deixam todo o espaço com uma atmosfera mais casual e despojada. “Esses painéis também garantem privacidade e o escurinho necessário para ver séries e filmes, além de ventilação e entrada de luz natural, já que não há janelas na sala de TV", ressalta Paula.
(Juliano Colodeti, do MCA Estudio / CASACOR)
Todos os móveis do novo lar são novos e, na área social, foram priorizadas criações de designers brasileiros, como Sergio Rodrigues (poltronas Tetê e banquinhos Sônia), Maria Cândida Machado (aparador), Jader Almeida (mesa de jantar Dinn, luminária de teto Penn e luminárias pendentes Nutt), Rejane Carvalho Leite (cadeiras Omar), Estudiobola (sofá Less) e Juliana Llussá (poltronas Feix giratória).
(Juliano Colodeti, do MCA Estudio / CASACOR)
Na paleta de cores, como os clientes pediram para incorporar ao décor da sala um quadro grande, colorido e de valor afetivo que estava no apartamento antigo, para não poluir visualmente, as arquitetas optaram por tecidos em tons claros e neutros e, para aquecer, acrescentaram a madeira natural, presente, sobretudo, nos móveis e no acabamento (em Peroba-do-Campo) de algumas marcenarias.