Cozinhas de apartamento: 5 ideias para espaços pequenos

Seja integrada, com ilha ou gourmet, as cozinhas de apartamento precisam de estratégias para aproveitar melhor o pouco espaço que dispõem

Por Yeska Coelho
6 fev 2024, 09h00

Segundo o último Censo da PNAD (de 2021), no Brasil existem mais de 10 milhões de apartamentos distribuídos em todo o  país – o que correspondente a mais de 14% do total de moradias. Além do desafio de encontrar o apartamento perfeito para morar, existe ainda a difícil tarefa de decorar o espaço de acordo com o gosto e personalidade do morador. E disso arquitetos e designers de interiores sabem bem: o desafio é dobrado, afinal, as metragens reduzidas tornam o espaço de criação mais restrito e restringido ao essencial.

As cozinhas lideram na tarefa árdua. Além de espaço de armazenamento para todos os itens indispensáveis ao cozinhar, o ambiente precisa conter eletrodomésticos de grandes dimensões e por muitas vezes até uma mesa de jantar.

Por isso, a seguir, fizemos um compilado de dicas para quem mora ou pretende se mudar para um apartamento e quer ter a cozinha dos sonhos!

1. Marcenaria planejada

Studio Cubo, por Jorge Delmas. Ambiente da CASACOR Rio de Janeiro 2022.
Studio Cubo, por Jorge Delmas. Ambiente da CASACOR Rio de Janeiro 2022. (André Nazareth/CASACOR)

Investir em móveis sob medida é obrigatório para poupar espaço num apartamento. Assim, no projeto, pense em adicionar armários e espaço para gavetões, que vão ser práticos no dia a dia para guardar panelas, panos de prato, entre outros.

Apê de 90 m² ganha cara de casa com revestimentos charmosos e cores. Projeto Ana Neri. Na foto, cozinha com armários na cor terrosa.
Apê de 90 m² ganha cara de casa com revestimentos charmosos e cores. Projeto de Ana Neri. (André Nazareth/CASACOR)

O mais importante é ter armários que acomodem bem todos os itens essenciais para a cozinha. Se não, vale apostar em um aparador na sala de jantar para complementar ou ainda desapegar de itens que não fazem mais sentido para você. Acúmulo de bagunça na bancada de uma cozinha pequena pode ser um grande empecilho na rotina.

2. Espaços integrados

Casa de campo de 800 m² em Petrópolis ganha décor com cara de montanha. Projeto de João Panaggio. Na foto, cozinha com ilha e frontão preto. Varanda.
Projeto de João Panaggio (Denilson Machado, do MCA Estúdio/CASACOR)

Fazer a integração dos ambientes é o melhor caminho para melhorar a circulação e contar com um espaço extra que a cozinha muitas vezes não oferece. Seja a integração com a sala de jantar, varanda ou o projeto totalmente em plano aberto, a melhora na ventilação e na sensação de amplitude é significativa.

3. Aproveite o espaço da parede

Wesley Lemos Copa Cozinha Gengibre e Romã. CASACOR Bahia 2022 pia bancada quadro armario
Wesley Lemos – Copa – Cozinha Gengibre e Romã. Projeto da CASACOR Bahia 2022. (Gabriela Daltro/CASACOR)

Verticalizar é uma boa saída para quem dispõe de pouco espaço. Prateleiras e nichos para colocar temperos, alimentos ou até itens de decoração são uma ótima solução para poupar espaço e acrescentar visualmente ao décor.

Continua após a publicidade

4. Tenha uma ilha para apoio

apartamento lodz studio casa elenco casacor 2019 foto luiza ananias
Mesa de jantar funciona como extensão da bancada no apartamento Lodz, assinado por Estúdio Sala. (Luiza Ananias/CASACOR)

Contar com uma ilha pode ser uma boa solução para conseguir uma “extensão da bancada” da cozinha e ainda, em espaços mais restritos, pode substituir ou complementar a mesa de jantar.

5. Layout linear

Igor Zanon Casa Nó CASACOR Minas Gerais 2022 cozinha mesa cadeira
Igor Zanon – Casa Nó. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2022. (Estúdio NY18/CASACOR)

Também conhecidas como cozinhas de uma parede só, o layout linear para as cozinhas pequenas funciona muito bem e traz praticidade para a rotina dos moradores.

Publicidade