Banheiros: 6 tendências de decoração para 2023

Profissionais do elenco da CASACOR listam o que está em alta em revestimentos e metais para banheiros

Por Nádia Sayuri Kaku
Atualizado em 28 fev 2023, 09h54 - Publicado em 28 fev 2023, 09h00

O banheiro é um cômodo que ganha cada vez mais protagonismo dentro das casas: mais que um local para a higiene, é uma área onde relaxamos, cuidamos de nós mesmos e até cultivamos plantas.

Para deixar esse espaço aconchegante e funcional, a decoração é fundamental. E revestimentos e metais fazem toda a diferença no projeto. Confira abaixo seis dicas das arquitetas Andressa Danielli e da Vanessa Pasqual, do escritório ADVP Arquitetura, e Sabrina Salles – todas do elenco da CASACOR São Paulo -, para acertar nas escolhas do banheiro e descobrir o que é tendência para 2023.

Revestimentos de grandes formatos

Seja como lastra ou mesmo em placas, os revestimentos estão cada vez maiores: hoje, há no mercado peças que passam de 3 m de comprimento. “Costumamos revestir piso e parede com o mesmo material, utilizando algum elemento decorativo em apenas uma das superfícies”, dizem as profissionais do ADVP.

edgar rochell janaina casagrande casacor sao paulo 2022 estudio 9 decoracao banheira jardim banheiro espelho
Edgar Rochell + Janaina Casagrande – Estúdio 09. Projeto da CASACOR São Paulo 2022. (Renato Navarro/CASACOR)

Além de utilizar menos peças, há também menos emendas e rejunte, o que cria uma sensação de amplitude que pode ser aproveitada mesmo em ambientes pequenos.

Box de serralheria

Para Sabrina Salles, uma das tendências dos banheiros atuais é utilizar um modelo de chuveiro de teto e também estender o box até o forro – aqui, vale lembrar que é imprescindível checar a circulação de ar do espaço, já que o box até o teto pode prender o vapor do chuveiro na parte interna da área de banho.

Atelier Versiani refúgio do Jogador cASACOR Brasília 2022 banheiro bancada espelho
Atelier Versiani – Refúgio do Jogador. Projeto da CASACOR Brasília 2022. (Edgard Cesar/CASACOR)

Como a serralheria está em alta em todos os ambientes da casa, no banheiro não poderia ser diferente: a combinação metal + vidro vai muito bem no box e até no mobiliário das áreas molhadas.

Aposte nas pedras naturais

“Uma forte tendência são os banheiros revestidos com pedra, como Ônix ou Calacatta, que dão uniformidade e sofisticação ao espaço”, explicam as profissionais do ADVP.

Wal Bastos Lavabo Galhardia CASACOR Sergipe 2022 banheiro espelho pia poltrona
Wal Bastos – Lavabo Galhardia. Projeto da CASACOR Sergipe 2022. (Gabriela Daltro/CASACOR)

Fácil de limpar, elegantes e disponíveis nos mais diversos estilos, banheiros com pedras trazem o frescor que este ambiente pede e oferece.

Metais coloridos

Todas as profissionais concordam que usar metais com cores diferentes do cromado é uma ousadia que vale a pena. Seja o cobre, o rose ou até mesmo o preto, o que vale aqui é não deixar de dar destaque para um ponto muitas vezes esquecido na decoração.

Ana Paula Paolinelli - Refúgio do Casal. Ambiente da CASACOR Minas Gerais 2022.
Ana Paula Paolinelli – Refúgio do Casal. Ambiente da CASACOR Minas Gerais 2022. (Jomar Bragança/CASACOR)

Além de chuveiros e torneiras, apostar em cores em toalheiros, papeleiras e até acessórios para a pia é uma boa pedida.

Revestimentos geométricos

Se a ideia é dar um visual mais moderno, usar revestimentos em formato geométrico e em mais de uma cor é uma das tendências que Andressa e Vanessa indicam. Hoje, no mercado, há opções de diversos tipos, formatos e cores, além de muitas empresas também criarem revestimentos sob medida.

Eduardo Brito Sala de Banho CASACOR Brasília 2022 banheiro piscina cortiça estante pia
Eduardo Brito – Sala de Banho. Projeto da CASACOR Brasília. (Edgard Cesar/CASACOR)

Outra forma de usar mais de uma cor é criar uma meia-parede – e a solução pode levar materiais e alturas diferentes.

Iluminação aconchegante

A hora do banho também deve ser um momento para relaxar e recuperar as energias. Para isso, a iluminação é essencial: utilizar pontos de luz indiretos é a dica de Sabrina Salles, já que, dessa forma, os ambientes costumam ficar mais aconchegantes.

Lara Sousa Paloma Estrela Janela de Memórias CASACOR Ceará 2022 banheiro banheira marcenaria pia espelho luminaria armario
Lara Sousa e Paloma Estrela – Janela de Memórias. Projeto da CASACOR Ceará 2022. (Esdras Guimarães/CASACOR)

Se o espaço permitir, não deixe de aproveitar ao máximo também a luz natural.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade