Artboard Created with Sketch.

Obras de Yoko Ono são expostas no Tomie Ohtake

Com instalações interativas e reflexivas, a mostra traça uma linha do tempo sobre a carreira de uma das principais artistas experimentais e de vanguarda

Yoko Ono (Divulgação/CASACOR)

Em cartaz no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, a exposição “O céu ainda é azul, você sabe”, de Yoko Ono faz uma retrospectiva sobre a vida e a obra da artista plástica e cantora, viúva de John Lennon (1940-1980). A mostra tem curadoria do crítico islandês Gunnar B. Kvaran e foi concebida especificamente para o museu paulista.

Entre as 65 obras expostas (algumas interativas), estão dois vídeos que contam com a participação de John Lennon: em Estupro (77 min, 1969), o músico foi co-diretor e em Liberdade (1970), de apenas um minuto, o beatle assina a trilha sonora. Yoko Ono é uma das principais artistas experimentais e de vanguarda, associada à arte conceitual e de performances.

Emergindo, no Instituto Tomie Ohtake (Coil Lopes/CASACOR)

Curiosidade:

Na exposição existe um telefone entre as obras, cujo número só a artista possui, pelo menos acreditava-se assim. Ao lado da frase “quando o telefone tocar, saiba que sou eu”, a peça foi instalada no museu e, ao ser conectada à uma linha, surpresa: tocou quase em seguida. Os presentes, atônitos, correram para atender e, do outro lado, estava a voz dela, inconfundível e certeira, a atendente de telemarketing de uma companhia telefônica tentando vender serviços. Essa, nem Yoko poderia imaginar.

Instalação War is Over em Nova York, 1969 (Divulgação/CASACOR)

Serviço

Onde?

Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 – (Entrada pela R. Coropés, 88) – Pinheiros – São Paulo- SP

Quando?

Terça a domingo das 11h às 20h

Quanto?

Inteira: R$12

Meia-entrada: R$6

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s