Dia Mundial da Arquitetura: confira 14 livros para celebrar a data!

Toda primeira segunda-feira do mês de outubro é celebrado o Dia Mundial da Arquitetura. Confira nossas indicações de livros para megulhar nesse universo!

Por Redação
Atualizado em 2 out 2023, 11h11 - Publicado em 2 out 2023, 08h46

Todos os anos, na primeira segunda-feira do mês de outubro é celebrado o Dia Mundial da Arquitetura, assim como o Dia Mundial do Habitat. Importante para destacar o valor da arquitetura no desenvolvimento de cidades, assim como as questões essenciais às cidades, como a manutenção do patrimônio, as principais urgências urbanas e o impacto ambiental, a data é celebrada no mundo inteiro com eventos e exposições.

Aqui na CASACOR decidimos selecionar para você, leitor que quer se aprofundar no universo da arquitetura, uma lista dos mais indispensáveis livros de arquitetura de todos os tempos. Confira os títulos que selecionamos!

MASP Lina Bo Bardi
MASP – projeto de Lina Bo Bardi em São Paulo. (Hans Gunter Flieg/CASACOR)

1. Tudo sobre Arquitetura – Denna Jones

Organizado em ordem cronológica, o livro “Tudo sobre Arquitetura”, escrito por Denna Jones, reúne as mais icônicas obras arquitetônicas do mundo – desde o período Neolítico até os dias de hoje. A obra explora o contexto social e cultural das construções, destacando os acontecimentos históricos mais influentes e os principais eventos do período.

Continua após a publicidade

2. Cidades para Pessoas – Jan Gehl

O livro “Cidades para Pessoas” do arquiteto Jan Gehl examina cidades que se desenvolveram com êxito nas últimas décadas e estabelece os desafios que elas deverão enfrentar no futuro. São abordadas questões fundamentais à qualidade de vida nas cidades, além de soluções de mobilidade, sustentabilidade e segurança das áreas urbanas.

3. Arte de Projetar em Arquitetura – Ernst Neufert

Conhecido como a “bíblia” da arquitetura, “Arte de Projetar em Arquitetura” de Ernst Neufert acompanha o desenvolvimento arquitetônico atual e reúne os fundamentos, as normas e as recomendações relativas a ambientes, edifícios, instalações e utensílios, tomando o ser humano como medida e objetivo.

4. Do Diagrama às Experiências, Rumo a Uma Arquitetura de Ação – Josep Maria Montaner

“Do Diagrama às Experiências, Rumo a Uma Arquitetura de Ação” aborda os principais debates sobre a prática arquitetônica do século XX e início do século XXI sob a ótica de diversos campos do conhecimento. O autor, Josep Maria Montaner, propõe o diagrama como uma ferramenta de de representação que incorpora novas possibilidades e significados – tanto no ensino quanto na prática profissional.

Continua após a publicidade

5. Lina Bo Bardi – Obra Construída – Olivia de Oliveira

Ilustradas pelas fotografias de Nelson Kon, o livro apresenta as obras construídas de Lina Bo Bardi – como a Casa de Vidro, o MASP e o Sesc Pompeia. Olivia de Oliveira nos introduz na obra de Lina Bo Bardi com um discurso que permite contextualizar e entender seu trabalho em toda sua complexidade arquitetônica, cultural, política e social.

Mondadori_OscarNiemeyer
Mondadori – obra de Oscar Niemeyer em Milão. (Karina Castro/CASACOR)

6. Lina: Uma Biografia –
Francesco Perrotta-Bosch

Crítico de arquitetura e ensaísta, Francesco Perrotta-Bosch examina a trajetória de Lina Bo Bardi a partir da seguinte questão: como uma estrangeira foi capaz de enxergar um país que não era o seu, a ponto de traduzi-lo para os próprios brasileiros? Com base em pesquisa extensa e um minucioso levantamento de fontes inéditas, o livro leva ao limite as possibilidades do gênero biográfico.

Continua após a publicidade

7. Oscar Niemeyer 1907-2012: The Once and Future Dawn – Philip Jodidio

O livro “Oscar Niemeyer 1907-2012: The Once and Future Dawn” retrata os cerca de 600 edifícios que Oscar Niemeyer produziu em sua prolífica carreira – desde horizontes em Bab-Ezzouar, na Argélia, à sua obra-prima Brasília. Com ricas ilustrações, o autor Philip Jodidio consegue apresentar uma visão única de Oscar Niemeyer e de sua influência transformadora em edifícios comerciais, de fé, culturiais e no imaginário público do Brasil.

8. Arquitetura no Século XX – Peter Gossel

Referência em arquitetura do século XX, o livro de Peter Gossel cobre os principais nomes da arquitetura do período: de Frank Lloyd Wright a Antoni Gaudí, assim como Frank O. Gehry e Shigeru Ban. Fotos, desenhos e planos ilustram em “Arquitetura no Século XX” o trabalho dos arquitetos mais importantes do século.

9. Paulo Mendes da Rocha – Obra Completa – Alexandre Salvaterra e Daniele Pisani

Monografia mais completa já publicada sobre o arquiteto brasileiro, “Paulo Mendes da Rocha – Obra Completa” organiza por ordem cronológica as obras de Paulo Mendes da Rocha de forma a tratar de diversos temas: como os anos de formação acadêmica e as primeiras experiências profissionais, assim como sua relação com a chamada escola paulista.

Continua após a publicidade

10. João Batista Vilanova Artigas – Elementos para a compreensão de um caminho da arquitetura brasileira – Miguel Antônio Buzzar

Miguel Antonio Buzzar cobre no livro “João Batista Vilanova Artigas – Elementos para a compreensão de um caminho da arquitetura brasileira” as lacunas na historiografia não apenas da obra de Vilanova Artigas, mas sobre a arquitetura brasileira em geral. Um panorama detalhado do Modernismo no Brasil é proposto, ao mesmo tempo em que é articulado com a produção de Artigas.

paulo-mendes-da-rocha-clube
Clube Athletico Paulistano – obra de Paulo Mendes da Rocha em São Paulo. (Brutalist Connections/CASACOR)

11. Frank Lloyd Wright – Bruce Brooks Pfeiffer e Peter Goessel

Sua excecional compreensão de um ambiente orgânico assim como a utilização do aço e do vidro para revolucionar a interface entre o interior e o exterior ajudaram Frank Lloyd Wright a construir a modernidade ao mesmo tempo em que garantiram seu nome entre os gênios da arquitetura. O compilado “Frank Lloyd Wright” reúne as obras mais importantes da extensa obra de Wrights.

Continua após a publicidade

12. Tudo Sobre a Casa – Anatxu Zabalbeascoa

Anatxu Zabalbeascoa narra neste livro uma crônica amena e apaixonante dos fatos que determinaram a evolução da casa e dos hábitos domésticos. Arquitetura, tecnologia e vida privada confluem na obra “Tudo Sobre a Casa”, que nos conta a história de seis espaços – banheiro, cozinha, dormitório, jardim, sala, sala de jantar – para revelar-nos a evolução do nosso próprio cotidiano.

13. Eduardo Souto de Moura: Conversas com estudantes – Anna Nufrio

O livro “Eduardo Souto de Moura: Conversas com estudantes” reúne debates de uma conferência e conversas de Eduardo Souto de Moura com os estudantes de arquitetura do Politécnico de Milão. Na obra, o arquiteto português aborda temas importantes sobre a prática profissional atual, como a relação da obra com o contexto.

14. Nova York Delirante – Rem Koolhaas

“Nova York Delirante” traz histórias marcantes da formação de Nova York desde a chegada dos holandeses, em 1626: o culto da tecnologia e do artificial, a invenção do elevador e a expansão para o alto, a construção de ícones como o Central Park, o Empire State e o Rockefeller Center.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade