A cozinha é a protagonista desta casa de campo em Petrópolis

Dividida em blocos, o projeto assinado pelo escritório Brise Arquitetura aproveita ao máximo a interação com a natureza

Por Nádia Sayuri Kaku
Atualizado em 30 ago 2022, 04h09 - Publicado em 26 ago 2022, 18h00
casa de campo petropolis brise arquitetura cozinha bancada serra
(Denilson Machado, do MCA Estudio/CASACOR)

O pedido era simples: o casal de moradores queria uma casa de campo com cara de casa de campo. Um lugar simples e elegante, onde pudessem passar os finais de semana e aproveitar a aposentaria próxima. As arquitetas Bitty Talbot e Cecília Teixeira, do escritório Brise Arquitetura, encararam o desafio desde o início: no terreno de 5 mil m² em Petrópolis (RJ), a construção de 480 m² ficou pronta em cerca de um ano – a obra foi até acelerada por conta da pandemia. A dupla conta com duas participações na CASACOR Rio de Janeiro.

casa de campo petropolis brise arquitetura fachada jardim serra
(Denilson Machado, do MCA Estudio/CASACOR)

A casa é dividida em três blocos e o coração dela fica no bloco central: a cozinha integrada à varanda da área gourmet. “O conceito do projeto é que fosse uma casa transparente dentro do terreno, com ambientes integrados entre si e com o jardim. Para isso, fizemos os blocos separados e usamos grandes janelas e fechamentos em vidro para trazer o exterior para dentro da casa. Os clientes adoraram essa ideia”, conta Cecilia.

casa de campo petropolis brise arquitetura cozinha bancada serra
(Denilson Machado, do MCA Estudio/CASACOR)

Com armários inferiores verdes em destaque, a cozinha foi pensada especialmente para a cliente, que ama cozinhar: ela é totalmente aberta para a sala de jantar e dispõe de uma ilha central, onde as pessoas podem se acomodar e interagir durante o preparo das refeições.

Continua após a publicidade
casa de campo petropolis brise arquitetura cozinha bancada serra varanda
(Denilson Machado, do MCA Estudio/CASACOR)

Integrada à cozinha, a varanda gourmet convida a família para fora nos dias de temperaturas mais amenas. O espaço conta com churrasqueira, bancada de apoio com área molhada e backsplash de azulejos com estampa geométrica verde, ilha volante, TV, minigeladeira e outra mesa para refeições, voltada para a piscina. A área externa também dispõe de uma lareira ao ar livre.

casa de campo petropolis brise arquitetura sala lareira tv
(Denilson Machado, do MCA Estudio/CASACOR)

A casa inteira tem o mesmo piso, um porcelanato cinza-claro. A ideia é que fosse uma coisa muito prática, simples e de fácil manutenção. A paleta parte de cores naturais, uma vez que as grandes janelas trazem a natureza para dentro de casa: usamos verde na laca dos armários da cozinha e móveis em madeira na sala e na cozinha gourmet. Além disso, aproveitamos alguns móveis do acervo dos moradores”, conta Bitty.

casa de campo petropolis brise arquitetura quarto cama
(Denilson Machado, do MCA Estudio/CASACOR)

Os quartos contam com maior privacidade, mas continuam integrados à área externa por portas que abrem para fora da casa.

“Fizemos uma passagem entre os blocos da área social e íntima como se fosse um corredor transparente, com vidro nas laterais e no teto, com cobertura de palhinha. Por ali, você também pode acessar o jardim da piscina”, descreve Bitty.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade