Artboard Created with Sketch.

BIG: o escritório dinamarquês que ganhou o mundo

Conheça a história do escritório de arquitetura que tem conquistado o mundo com seus projetos ousados, sustentáveis e gigantescos

Big, por que tão grande?

Bjarke Bundgaard Ingels é um dinamarquês de 42 anos, que está revolucionando o mundo da arquitetura. Em 2005, ele fundou o escritório BIG (Bjarke Ingels Group), ao lado da sócia Sheela Maini Søgaard, e de lá para cá, não pararam de crescer. Em todos os sentidos. Começaram a tocar projetos maiores a cada ano e expandiram a atuação para a Ásia, o Oriente Médio e a América do Norte onde, em 2010, abriram a primeira filial estrangeira da empresa, localizada em Nova York.

Floornature, um dos projetos do escritório em andamento (Reprodução/CASACOR)

O que chama a atenção no escritório, não é somente o seu crescimento meteórico, mas a proporção e a criatividade das obras que saem de lá, a exemplo do Via, na West 57th Street, em Nova Iorque. Trata-se de um prédio com apartamentos em formato de pirâmide com um jardim de torres retangulares em seu entorno, que desafiam a lógica ao primeiro olhar.

Outro grande projeto é a nova sede do Google, em Montain View, na Califórnia. Com visual altamente futurista, o mais recente escritório da gigante de buscas, abriga edifícios com formatos de cúpula e vegetação presente dentro e fora do lugar. Bjarke assina a empreitada ao lado de Thomas Heatherwick, do estúdio inglês que leva o mesmo nome.

Com aproximadamente 300 funcionários, oriundos de 30 países, o BIG possui em sua filosofia a cultura da meritocracia e do crescimento colaborativo, em que os trabalhadores possuem abertura para dar suas ideias e são recompensados por elas. O resultado disso se reflete no sucesso e no valor que a marca possui atualmente. Traduzindo em números, são cerca de 117 projetos, sendo 26 já construídos, 18 em construção, 28 saindo do papel e 45 em processo de idealização. Todos repletos de ideias lúdicas, criativas, soluções sustentáveis e tecnologia de ponta. Por isso tão grande.

Para saber mais sobre Bjarke Ingels, assista também a série documental Abstract: The Art of Design, do Netflix, sobre as mentes criativas do design, em que o arquiteto é o personagem de um dos episódios.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s