Continua após publicidade

Do rural para o décor: O uso de jabuticabeiras na decoração

Os visitantes da CASACOR SP irão se surpreender com a jabuticabeira suspensa do ambiente de Nildo José

Por Alex Alcantara
Atualizado em 1 fev 2019, 00h04 - Publicado em 19 ago 2016, 17h34

estudio-jabuticaba-credito-Marco-Antonio (2)

Os visitantes da CASA COR São Paulo 2016 se surpreenderam com um ambiente da mostra. E não somente eles, mas profissionais do ramo, imprensa e admiradores do design e da decoração. O espaço do arquiteto Nildo José foi capa de várias publicações e avaliado como um dos mais bonitos da mostra. Tratava-se do Estúdio Jabuticaba, um loft de 43 m², que além de toda temática de aproveitamento de espaço, e um banco que fazia as vezes de diversos outros móveis, sendo uma peça multifuncional que percorria todo o local, tinha também outro item que chamou a atenção e encantou todo mundo que visitou o ambiente: uma jabuticabeira suspensa.

estudio-jabuticaba-credito-Marco-Antonio (1)

Nildo implantou a árvore para despertar nas pessoas a consciência com a natureza, a importância dela na nossa vida e a sua preservação. Ele usou uma técnica chamada de kokedama, procedimento japonês geralmente utilizado em bonsais e que trabalha as raízes da planta como se fossem um novelo de lã.

nildo-jabuticabeira

Continua após a publicidade

Apesar do profissional tê-la utilizado em um conceito de conscientização, uma nova tendência foi lançada. A jabuticabeira saiu do aspecto rural e migrou para o décor.

100_0799_970x630_1_1_1_1

A árvore frutífera é nativa do Brasil e conhecida há mais de 400 anos e traz uma série de benefícios com sua plantação, manutenção e colheita. Além de ser cultivada em jardins, quintais e pomares, a jabuticabeira também pode ser criada em vasos, como planta ornamental. É indicada para todas as regiões do país por ser extremamente adaptável. Ela é capaz de se desenvolver tanto em regiões de temperatura mais baixa, como no Sul, quanto em regiões onde a temperatura média anual passa dos 30ºC, como no Norte e Nordeste. Só não suporta estiagens prolongadas e geadas fortes.

100_1025_970x630_1_1_1_1

Continua após a publicidade

Para frutificar, a árvore leva de 10 a 15 anos, e sua colheita ocorre de janeiro a fevereiro e de agosto a setembro. Quando está no período fértil, as suas características marcantes, tronco e galhos cobertos (às vezes até raízes) de frutos, é o que traz o charme e beleza ao local onde são implantadas.

Jabuticabeiras_hibridas_970x630_1_1_1_1

E para quem pensa que isso só é viável em mostra de decoração e design, está enganado. Agora é possível ter uma em casa também. Uma empresa especializada em jabuticabeiras disponibiliza árvores já desenvolvidas. Trata-se da Jabuticabeira.com.br, que comercializa a espécie com pedidos pela internet, e possui uma espécie de show room virtual, com vídeos e apresentações detalhadas dos produtos, dicas de plantio e cuidados e atendimento virtual, com foco no entendimento dos diferenciais das Jabuticabeiras curadas vendidas pela empresa.

Sala-de-Estar,-Jantar-e-Piscina-04---CSL-Arquitetura---CASA-COR-Minas-2016---Cre_dito-Jomar-Braganc_a Sala-de-Estar,-Jantar-e-Piscina-03---CSL-Arquitetura---CASA-COR-Minas-2016---Cre_dito-Jomar-Braganc_a

Continua após a publicidade

Utilizando a árvore também no décor, está o escritório CLS Arquitetura, formado pelas arquitetas Graziela Costa, Kívia Costa, Zuleica Lombardi e Érika Steckelberg, que assinam o Estar com Jantar e Piscina da CASA COR Minas Gerais 2016. O grupo adicionou uma jabuticabeira na área do convívio familiar, para remeter à tradição da colheita e à degustação em família e entre amigos.

Publicidade