Continua após publicidade

Casa Capital e Cozinha Deca aproximam o moderno do orgânico

Os ambientes foram assinados respectivamente por Ney Lima e Walleria Teixeira, para a CASACOR Brasília 2019

Por Redação
Atualizado em 23 set 2020, 20h20 - Publicado em 22 set 2020, 15h13
(Jomar Bragança/CASACOR)

O conjunto de ambientes Casa Capital e Cozinha DECA, foi criado, respectivamente, pela dupla veterana de CASACOR, Ney Lima e Walléria Teixeira. Os projetos prestam homenagem à arquitetura moderna da sede da CASACOR Brasília 2019, de Oscar Niemeyer, por meio de uma decoração sóbria e minimalista, mas com elementos naturais e tecnológicos. Este ano, ambos participarão juntos do projeto Janelas CASACOR, assinando o Box Gourmet São Geraldo em também em Brasília.

(Jomar Bragança/CASACOR)

Combinações inesperadas

Quando unidos, os espaços são uma residência completa, com estar, cozinha, área para receber, banheiro e quarto, totalizando 192 m². Todos os cômodos são integrados e se aproveitam da mistura de materiais e padrões para criar uma atmosfera intrigante, que não se encaixa nem no “industrial” nem no “orgânico”.

Continua após a publicidade
(Jomar Bragança/CASACOR)

Os arquitetos utilizam linhas retas junto de curvas, caixas de vidro ao lado cestos trançados, plantas em ilhas de cozinha metálicas de ponta. A grande representação dessa amálgama de estilos, contudo, é o grande painel LED de 21m², que projeta imagens de natureza, criando um cenário dinâmico e lúdico.

Tecnologia e design

(Jomar Bragança/CASACOR)

Fazendo referência à tradição modernista do uso extensivo de concreto, as paredes foram revestidas em cinza, com uma textura rústica. O piso vinílico, por outro lado, simula a madeira. Tanto a tinta quanto o revestimento são sustentáveis. Para que o banheiro não ficasse isolado do restante da casa, foi empregado um vidro inteligente que é feito de display ultra fino colocado entre duas lâminas que, quando não ocupado, permanece incolor. Quando acionado, fica opaco.

(Jomar Bragança/CASACOR)

O mobiliário é composto por peças exclusivas do designer Jader Almeida, além delas, destacam-se a Poltrona Up de Gaetano Pesce, e as cubas de inox da Deca. O sofá permite várias composições diferentes, o que garante que todos possam se acomodar confortavelmente, independente da situação. Já as obras de arte foram selecionadas pela artista plástica Valéria Pena Costa.

Continua após a publicidade
Publicidade