Continua após publicidade

Paisagismo emoldura decoração em 4 projetos da CASACOR SC | Florianópolis

Em consonância com o urban jungle, a mostra apresenta diferentes espécies e composições para unir interiores e paisagismo

Por Giovanna Jarandilha
Atualizado em 17 fev 2020, 16h29 - Publicado em 29 out 2019, 17h14

O paisagismo ganhou expressividade nos últimos anos, especialmente entre as gerações mais novas – vê-se um desejo cada vez maior de trazer as plantas para perto, dentro de casa, em jardins internos. O urban jungle se tornou um estilo de vida mundo afora. Além de trazer benefícios para a saúde, as plantas levam vida à decoração, como mostra a CASACOR Santa Catarina | Florianópolis 2019.

Jardim das Lendas 1_Leítica Vieia e Claudio Saladini_Foto Lio Simas
O Jardim das Lendas, de Leticia Vieira e Claudio Saladini mostra que a liberdade da natureza pode vir integrada à comodidade do urbano. (Lio Simas/CASACOR)

São quatro os ambientes em que a vegetação é responsável por conferir bem-estar, como é o Jardim das Lendas, de Leticia Vieira e Claudio Saladini. Em 248 m², o espaço propõe que o paisagismo tropical seja cenário para o mobiliário de alto design agrupado em pequenos ambientes de estar.

O jardim fica logo ao lado do Casarão Hercílio Luz, recém-restaurado e valorizado com as diferentes espécies do paisagismo de Benedito Abbud. “O paisagismo apenas faz uma delicada moldura para que a beleza arquitetônica da volumetria e dos detalhes do casarão possam aparecer em todo o seu esplendor”, explica o profissional.

Continua após a publicidade
1-Abraço-Verde-no-Casarão-Hercílio-Luz-_Benedito-Abbud-_-Foto-Lio-Simas-1
O paisagismo horizontal de Benedito Abbud demonstram a simplicidade do Abraço Verde no Casarão Hercílio Luz, projeto enaltece o traçado marcante da casa. (Lio Simas/CASACOR)

O paisagismo integra o design de interiores de forma equilibrada no Living Paradise, de Yael Gossis e Marisa Lebarbechon. A decoração contemporânea com toque clássico é complementada com uma Vegetação Preservada – ou seja, plantas naturais que passaram por um processo de preservação, como comenta Yael. “A ideia era criar um canteiro interno, mas sem iluminação natural, o sistema de drenagem de água e de impermeabilização seria um desafio. Aí surgiu a ideia das plantas preservadas”.

1-Living-Paradise---Yael-e-Marisa-Lebarbechon-(4)
Yael Gossis e Marisa Lebarbechon levaram a natureza para dentro de casa com a Vegetação Preservada e os revestimentos em mármore no Living Paradise. (Lio Simas/CASACOR)

As plantas também integram a decoração no Pizza para Todos, de Sandra Coral, Julia Zanette e Rodrigo Martins Gheller. O clima de floresta urbana, com plantas tropicais e folhas grandes, confere frescor natural e aconchego ao espaço. O espaço reforça uma ideia de food hall, em que o layout foi projetado para que o cliente possa acompanhar todo o processo de produção da pizza.

1-pizza-para-todos-1_Sandra-Coral-e-Julia-Zanette-e-Rodrigo-Martins-Gheller_Foto-Lio-Simas
As plantas aparecem em diferentes tamanhos e posições no Pizza para Todos, de Sandra Coral e Julia Zanette. (Lio Simas/CASACOR)
Publicidade