Continua após publicidade

Aprenda a fazer compostagem em casa!

Ainda que seja muito simples construir uma composteira caseira, o impacto ambiental é grande! Confira como criar uma com as dicas de Cristal Muniz:

Por Ana Carolina Harada, Yeska Coelho
Atualizado em 26 mar 2021, 20h50 - Publicado em 18 mar 2021, 09h00

 

Casa Sustentável Leroy Merlin - Gabriela Lotufo e Larissa Oliveira. No espaço, foram distribuídos saquinhos de adubo produzidos a partir da compostagem dos resíduos orgânicos da mostra.
Casa Sustentável Leroy Merlin – Gabriela Lotufo e Larissa Oliveira. No espaço, foram distribuídos saquinhos de adubo produzidos a partir da compostagem dos resíduos orgânicos da mostra. (Rafael Luvizetto/CASACOR)

Quando se fala em sustentabilidade, uma das questões-chave é como lidar com os rejeitos e resíduos. Ainda que o primeiro passo, fundamentalmente, deva ser tentar reduzir ao máximo a geração de rejeito, é impossível chegar ao zero. Sendo assim, o segundo passo é dar o destino mais apropriado aos rejeitos e aproveitar os resíduos ao máximo com técnicas de reaproveitamento. Fazer a compostagem é uma boa prática.

Quando se trata de resíduos orgânicos, o desafio é outro. Diverso de plástico e papel, que podem ser reciclados, o destino dos orgânicos é mais tratado de outra forma: exige decomposição e a partir dela serão utilizados como adubo para hortas e jardins.

É aqui que entram as composteiras, dispositivos que podem ser feitos em casa e que dão o destino correto e ecológico aos resíduos domésticos da cozinha, contribuindo de forma sustentável com o meio ambiente.

Na esquerda, a lixeira desenhada por Ricardo Afiune que armazena resíduos recicláveis e não recicláveis. Na direita, os saquinhos adubo orgânico distribuído para os visitantes e funcionários da CASACOR.
Na esquerda, a lixeira desenhada por Ricardo Afiune que armazena resíduos recicláveis e não recicláveis. Na direita, os saquinhos adubo orgânico distribuído para os visitantes e funcionários da CASACOR. (Divulgação/CASACOR)

Na CASACOR São Paulo 2018, composteiras foram usadas para reaproveitar os resíduos orgânicos gerados pelos bares e restaurantes da mostra. Essas composteiras produziram três toneladas de adubo, que foram distribuídos aos visitantes. Marcelo Rosenbaum, um renomado nome no design contemporâneo, foi um dos pioneiros a adotar esse sistema em sua casa. Ainda que seja muito simples construir uma composteira doméstica, o seu impacto positivo no meio ambiente é grande. Cristal Muniz, blogueira e autora do livro Uma vida sem lixo, explica o passo a passo para começar a fazer sua própria compostagem! Confira:

Como fazer sua composteira

Lixo orgânico sendo depositado na terra para fazer compostagem
(Reprodução/CASACOR)

A composteira é, basicamente, um recipiente de decomposição, porém, não são todos os materiais orgânicos que podem ser colocados nela. Restos de alimentos, talos e casca de verduras e frutas não cítricas, cascas de ovo e borra de café são muito bem-vindos, assim como folhas e grama fresca e alimentos cozidos em pequenas quantidades. Carnes e fezes de animais podem gerar mal cheiro e contaminação do adubo.

Passo a passo para fazer uma composteira em casa

duas mãos segurando adubo de compostagem
(Reprodução/CASACOR)
  1. Primeiro faça um buraco na terra, com aproximadamente 0,5 m² (ou o tamanho apropriado para armazenar a quantidade de lixo orgânico gerado pelos moradores) e 30 cm de profundidade. Para que as paredes não desabem, placas de madeira ou uma caixa sem fundo são bons suportes.
  2. Sem espalhar, coloque os resíduos orgânicos até preencher o espaço. Para evitar o mal cheiro, cubra-os com bastantes folhas secas e serragem.
  3. Como uma planta, regue sua composteira se fizer muito sol ou calor porque a umidade ajuda a acelerar a decomposição.
  4. Quinzenalmente, revire o material para aerar a mistura. Isso também ajuda a decomposição ocorrer mais rápido.
  5. Ao final de algumas semanas, o resíduo se transforma em uma terra escura e fofa, muito nutritiva para ser utilizada como adubo.

Como fazer compostagem no apartamento

compostagem do lado de escritório
(Reprodução/CASACOR)

Em espaços limitados e compactos, também é possível fazer compostagem. Neste caso, usa-se a composteira de minhocas. Ela é pequena e quase não produz odores.

  1. A composteria de minhocas funciona com três andares, que podem ser feitos com caixas ou baldes de plástico ou madeira, furados na base. Pelas perfurações, as minhocas podem circular e o líquido gerado pode ser drenado.
  2. O andar do topo é onde os resíduos devem ser depositados e cobertos com serragem e folhas secas. A mistura deve ficar “descansado” por aproximadamente um mês, sempre mantendo a umidade para acelerar a decomposição e impedir que as minhocas morram.
  3. Durante o tempo de descanso, o andar do topo passa para o meio e o do meio vai para cima, começando outro ciclo de armazenagem.
  4. O andar debaixo serve para armazenar o líquido que escorre.
  5. Ao final de mais ou menos um mês, o adubo estará pronto para ser usado. Para retirá-lo, coloque a composteira no Sol, o que fará com que as minhocas cavem mais fundo buscando menos calor, assim é possível retirar o adubo aos poucos sem prejudicar as minhocas.
  6. O líquido do andar de baixo também é um ótimo fertilizante, basta diluir na razão de 1 parte de líquido/10 partes de água e regar as plantas uma vez por semana.

Observações: é importante sempre cobrir cada camada de material orgânico com serragem e folhas secas para evitar mal cheiro e insetos indesejáveis, como moscas. Pequenas formigas e besouros eventualmente aparecerão, mas eles também são úteis na compostagem.

Descubra essa e outras práticas sustentáveis no Instagram da CASACOR: @casacor_sustentavel.

Publicidade